sábado, 1 de março de 2014

Phantasy Star IV - [ Análise dos Jogadores ]

Do ponto de vista de 1995 (data de lançamento original)




"You can't do this on Nintendo!"
Anúncio da SEGA de 30 Segundos, 
GENESIS DOES what Nintendon't. Este anúncio e variações deste, estiveram no ar nas televisões ao longo de 1993 - 1997.

Phantasy Star IV, de acordo com muitos críticos de videojogos "oficiais" e "amadores" do youtube, está defenitivamente nos top 3 jogos criados para a Sega Genesis, estando rivalizado com títulos como Sonic the Hedgehog e Shining Force.



Numa análise normal de quem seria o público alvo para este jogo, diria-se que:

• É perfeito para os jogadores que são fãs das aventuras anteriores a esta (Phantasy Star I, II, III...).

• Fãs de Sci-Fi, e que gostam de algum dungeon crawling em vários tipos de zonas como fábricas abandonadas, cavernas repletas de monstros, viajar para outros planetas em procura de tesouro e encontrar respostas para a premissa do herói...


• Fãs de melodrama.

• Fãs de anime.

Mas devido à época em que o jogo foi lançado, o jogo não seria só comprado por pessoas que encaixavam nos pontos acima mencionados. A guerra entre a Nintendo e a Sega faziam muitos fãs (seja lá de qual lado) comprarem jogos só para suportarem a sua empresa favorita. 




Apesar da Sega (mais expecíficamente a SONIC TEAM) ter criado uma das personagens mais icónicas de sempre, o Sonic the Hedgehog, a Nintendo com o Super Mario e o seu jeito de quebrar a barreira das gerações e conseguir fazer produtos que são para todos, de todas as idades, conseguiram ganhar esta guerra de consolas ao longo dos anos, fazendo a sega uma Third Party developer para a Nintendo.

Com esta comparação entre empresas e as suas rivalidades,

o que eu quero dizer é...


Analisar este jogo sem mencionar o fato que a Sega e a Nintendo eram rivais que atacavam o pescoço um ao outro vezes sem conta, é a mesma coisa que contar a história da bíblia sem mencionar Jesus Cristo. Phantasy Star IV foi o que fez a sua série sair do pequeno nicho de jogadores que tinha (por volta de 300.000 à volta do mundo na altura), e aumentou o seu número de fãs em sêxtúplo. É um exemplo a seguir quanto à sua curva de aprendizagem e experiência dada pelos monstros ao longo do jogo, fazendo um jogo não difícil de se aprender a jogar e é perfeitamente adaptável a qualquer jogador, experiente ou novato a conseguir pegar neste jogo e seguir o seu rumo do início ao fim.


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